Efeito Fade

05 outubro 2018

Resenha #59 - Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro

Título do Livro: Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro
Autora: Ana Mariano de Carvalho
Editora: Hyria
Páginas: 224
Skoob | Amazon | Saraiva
*Livro disponibilizado em parceria com a Editora Hyria
Sinopse:
Bento é um rapaz sonhador de 21 anos que mora em uma cidade pobre do interior de Portugal, a Galafura de 1930. O jovem trabalhador que sempre ajudou o pai na fazenda foi trabalhar no inverno em uma vindima em outra cidade para ajudar na renda.
Lá conheceu o amigo Maurício, com quem dividiu sonhos e suor. Por lá, também conheceu Amélia, uma moça de mesma idade, loira e com um vestido branco que o encantou. Apaixonou-se no mesmo momento que viu seus olhos cor de amêndoa, porém, foram apenas cinco minutos perto um do outro.
Convencido pelo amigo, os dois decidiram partir para o Brasil, terra de oportunidades, para enriquecerem e darem boa vida as famílias. O caminho foi longo e cheio de aventuras, os dois amigos chegaram à terra nova com ambição e determinação e enfrentaram grandes desafios. Contudo, a jovem Amélia, da Vindima Nossa Senhora do Rosário, reapareceu para agitar a vida de Bento e colocar a amizade com Maurício à prova.
"Ou amor é um sentir que nunca passa algo que entrou e só sairá com muita desilusão, [...] é um sentimento que nasce com o indivíduo e só será completo com outro igual."

Bento e Maurício são jovens que trabalham nas Vindimas do interior de Portugal, onde são produzidos os famosos e deliciosos vinhos do porto. Enquanto eles trabalhavam onde se conheceram. Maurício recebe a proposta de um tio para tentar a vida no Brasil, ele sem muita coragem de tentar sozinho chama Bento para ir junto.

Mesmo tendo acabado de ver a mulher mais linda de sua vida, Amélia, filha do dono das terras onde está trabalhando, o jovem tímido e de olhos verdes como as videiras resolve aceitar o convite do amigo. Assim, em meados de 1930 os dois partem em um cargueiro com destino ao Brasil para tentar mudar não só suas vidas, mas as de suas famílias.

Durante a viagem, eles conhecem o padeiro Antônio Sales que também era um imigrante de Portugal, mas que já tinha feito sua vida no Brasil, e logo simpatiza com os dois meninos e os oferece empregos, ao qual Bento aceita na hora já Maurício prefere ficar com o tio que já tinha lhe convidado. Esta viagem também lhes da um companheiro do mar, João Mulato, que os acompanha não só nessa viagem, mas por toda a longa caminhada dos rapazes

No Brasil Bento se esforça junto com seu Antônio para subir na vida todos os dias. Já Maurício descobre um tio rico, que tem uma série de quitandas e lojas, assim seu caminho ficou muito mais fácil. Os amigos se encontravam de dois em dois meses, sempre, formando assim uma grande família que acompanhava todas as conquistas dos mesmos.

Mas Amélia chega ao Brasil e com isso algo fica diferente, Maurício também se apaixona por ela e agora tudo fica arriscado. A paixão de Bento, o amor de sua vida, está prestes a noivar com seu melhor amigo. O que será o amor nessas circunstâncias? O dinheiro trouxe toda a felicidade esperada? Uma amizade sobrevivera a custa de todo esse sofrimento?


Das Vindimas do Douro ao Rio de Janeiro é um romance que retrata as imigrações dos portugueses para o Brasil na década de 30, e a expansão do Rio de Janeiro nessa época. Um livro que fala de amizade, força, perseverança, amores e desencontros. Narrado em terceira pessoa vai te levar a acompanhar a vida desses dois jovens e todos os seus acontecimentos no Brasil.

O livro não se aproxima em nada dos gêneros literários que gosto de ler, então foi uma experiência de sair da zona de conforto realmente, e foi uma leitura muito prazerosa, o que me surpreendeu um pouco, já que eu viajei durante as décadas e senti a leitura ir tão rápida quanto as outras.

A ambientação é linda, o livro se passa durante as décadas de 30 e 50, assim acompanhamos as mudanças políticas em Portugal, com alguns personagens que vem fugidos da ditadura de Salazar, e a evolução da capital Rio de Janeiro com essas chegadas. Por várias vezes me vi imersa nos cenários do livro e completamente apaixonada por cada lugar descrito.

Os personagens são muito bem trabalhados, por mais que eu tenha sentido falta da evolução deles. Eu por vezes me pegava os imaginando como se ainda fossem os que acabaram de chegar, por mais que tenham se passado quase 20 anos.

A narração em terceira pessoa passa sutilmente de um personagem para outro sem incomodar em nada na leitura. Uma narração detalhista, mas na medida certa que não te faz cansar mas ficar maravilhado com tudo.

ALERTA DE SPOILER:
Eu achei a vida dos personagens perfeitas demais. Quase tudo dar certo, todos conseguem fazer fortuna e viver bem. Fora algumas desilusões e desencontros amorosos tudo vai em um ótimo caminho, mas com um final trágico.

O livro se assemelha muito aos clássicos da literatura Brasileira, e para quem gosta do gênero é um livro super recomendado. De escrita fluída e fácil te faz viajar em um Brasil pós colônia e acompanhar os personagens em suas jornadas de dores e conquistas.

6 comentários :

  1. Oie!
    Já li alguns livros onde tudo acontece com perfeição na vida dos personagens, e isso acabou me irritando. E como tem um final trágico, já vou me preparando para a leitura. Ainda não conhecia esse livro e achei a história bem interessante, e gostei dos avisos sobre a trama que colocou.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada que retratasse a migrações dos portugueses para o Brasil na década de 30 e confesso que fiquei super curiosa para conferir, mesmo com esse triângulo amoroso - que é algo que não curto - e com essa vida perfeita demais dos personagens, que historicamente sabemos que não era bem assim né?
    De toda forma anotei a dica e espero poder conferir em breve. Também sairei da minha zona de conforto.
    Adorei sua resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia essa história mas é tão bom quando somos surpreendidos com enredos que mesmo nos tirando da nossa zona de conforto se tornam leituras rápidas e até mesmo prazerosas. Apesar de não curtir muito o fato de toda perfeição dentro da vida dos personagens, gostei da premissa e fiquei curiosa com o final.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oii Natália, tudo bem? É a primeira resenha que leio sobre a obra, não conhecia! Achei a premissa bem interessante e acho que faria uma boa leitura também, então já deixarei o título gravado aqui :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro. Me pareceu uma leitura bem interessante e fico feliz que, mesmo saindo de sua zona de conforto, você gostou do livro. Só achei ruim essa falta de evolução dos personagens. Em um período de tempo como esse, era para eles terem mudado bastante né?
    De qualquer forma, adorei a resenha e acredito que seja uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia o livro e o que mais me chamou a atenção na resenha e com certeza, o que mais me prenderia na leitura foi a evolução politica que o enredo dá aos dois lugares, Portugal e Rio de Janeiro. Já estou curiosíssima para ler.
    beijos

    ResponderExcluir