Efeito Fade

05 setembro 2018

Resenha (Dupla) #56 - Capacetinho Vermelho | Uma Baratinha Em Apuros

Título do Livro: Capacetinho Vermelho
Autora: Lilia Rodrigues
Editora: Lura Editorial
Páginas: 20
* Livro disponibilizado em parceria com a Lura Editorial
Sinopse:

Em um reino nada distante daqui, mora uma jovem muito descolada e moderninha chamada Capacetinho Vermelho. Dizem por aí que ela é tatatatatataraneta de uma conhecida senhora chamada Chapeuzinho Vermelho.
Se isso é verdade eu não sei, mas, se você reparar bem, sua história, apesar de não ter cesta de doces para a vovozinha, caçador e nem lobo mau, até parece um conto de fadas, ou melhor um conto de moto... ou será um conto de atropelos? Entre nesta história e descubra uma das muitas aventuras vividas por Capacetinho Vermelho em sua morto envenenada, quer dizer... encantada.

A Capacetinho Vermelho tem esse nome porque tudo que ela usa é vermelho, até a sua motoca que ela ama passear pela cidade. Um dia sua mãe pede para que ela leve remédios para sua avó que está doente e mora no centro da cidade (Essa história me lembra muito a de uma mocinha que mora no meio da floresta e anda por ai cantando “Pela estrada a fora...” 🎶).

No caminho a moça encontra seu amigo que acaba lhe pedindo carona, mas acreditem: ele estava sem capacete. Ela se recusa a levá-lo, mas de tanto insistir o amigo acaba conseguindo convencê-la a levá-lo mesmo assim. Vocês acham que isso vai dar certo? Só lendo pra saber.

Capacetinho Vermelho é uma história infantil que traz como foco principal leis de trânsito e os perigos no mesmo. De uma forma lúdica, nos ajuda a ensinar as nossas crianças sobre trânsito, formando assim adultos mais responsáveis e cuidadosos.

Eu, como mãe, achei o livro incrível. Foi de fácil entendimento para o meu filho de 5 anos, que não só amou a história como soube explicar ela com facilidade. Em um país com um alto índice de acidentes de trânsito a maioria por imprudência, acho imprescindível a educação no trânsito começar desde cedo para a formação de adultos responsáveis.

A escrita é simples ajudando assim a criança a entender a história com rapidez. As ilustrações são lindas e chamam bastante atenção fazendo com que a leitura seja mais prazerosa e interessante para a criança.

Para ver a opinião do meu pequeno leitor, passa lá no nosso insta (@lereliterario) e dar uma olhadinha no nosso IGTV, ou clique aqui para ir direto conferir!!!

Título do Livro: Uma Baratinha Em Apuros
Autora: Lilia Rodrigues
Editora: Lura Editorial
Páginas: 20
* Livro disponibilizado em parceria com a Lura Editorial
Sinopse:
Uma herança deveria ser um presente bom. Porém, a herança que a Baratinha recebeu da sua avó colocou-a em apuros. Ela recebeu uma caixinha cheia de moedas de ouro, mas não imaginava que seria uma aventura desastrosa tentar usar suas moedinhas para fazer a vontade da vovozinha. A Baratinha usou várias estratégias para realizar o desejo da vovó, mas você não imagina quanto perigo ela teve que enfrentar! Ela enfrentou monstros aterrorizantes e ultrapassou obstáculos gigantescos para tentar cumprir sua missão de gastar sua herança. Se você acha que gastar uma herança é fácil, abra este livro e descubra que "nem tudo que reluz é ouro", "nem tudo que parece, é" e que a felicidade não está presa a um tesouro.

Uma baratinha recebeu uma herança da sua avó, e o pedido da mesma era que usasse como dote para conseguir um bom noivo e se casar. Tudo parecia bem simples até ela precisar ir atrás do noivo, a partir daí todos os problemas dela começaram. Acreditam que sempre que ela saia da sua casinha queriam matá-la?

Mas... Será mesmo que a Baratinha precisava se arriscar tanto? Será que ela precisava mesmo se casar?

Uma Baratinha Em Apuros é um belo livro infantil baseado em uma cantiga infantil que retrata a busca de uma barata por um noivo. Traz as aventuras deste pequeno inseto para conseguir um bom casamento com seu dote, fazendo assim uma reflexão será que isso é mesmo necessário?

Se eu gostei desse livro? EU AMEI! Começando pelo visual do livro que é lindo, as ilustrações maravilhosas e chamativas que ajudam a prender a atenção da criança na história. A escrita é de fácil entendimento e já leva a criança a ler os versos rimados em um ritmo divertido. Minha filha logo lembrou da música que ouvia na escola.

A protagonista é negra e isso é um ponto a ser mencionado sim! Representatividade importa demais, e a retratação no livro é linda.

O tema abordado com leveza nas rimas é ótimo, com simplicidade a autora faz com que pensemos sobre as escolhas que a baratinha faz e se realmente é necessário a baratinha se casar. Será que ela não pode pensar em outro futuro? Como mãe de uma menina adorei a abordagem do tema.

Só tenho elogios aos livros da Lilia Rodrigues, e dizer que a Lura Editorial acertou na escolha da autora para o lançamento em seus livros infantis. Desejo que a autora cresça no meio editorial porque merece muito.

Para ver a opinião da minha filha sobre este livro, é só dar uma passada como já dito no nosso Instagram (@lereliterario) e conferir nosso IGTV, ou cliquem aqui!

16 comentários :

  1. Sobre capacetinho vermelho, quando vi a história inicialmente achei incrível, mas depois de ler uma resenha fiquei me questionando porque o rapaz sem capacete foi o único que sofreu as consequencias sendo que ela como motorista, sabia dos riscos também e deveria se negar a levá-lo. Sobre o segundo livro... Que amor! É um sofrimento enorme achar livros com protagonistas negras pra minha irmã, e considero isso um verdadeiro potinho de ouro, obrigada por essa dica tão valiosa. <3

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Literatura Infantil e infanto juvenil. Esses livros estimulam a imaginação das crianças e até as ajudam a escrever melhor na escola, por isso devemos incentivá-las na leitura diária e presenteá-las com livros. Gostei muito desses dois que indicou, eles possuem uma história bonitinha, agradável e ensinam valores para serem analisados e tomados, sem falar nos desenhos que são bem coloridos, do jeito que a criança gosta.

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros infantis, porque são tão leves e envolventes. Fiquei curiosa para conferir esse da baratinha, até lembrei da musiquinha que eu cantava quando criança. rsrs
    Esse do capacete vermelho eu li outra resenha que fala que a garota não sofre nenhuma 'punição', e acho que essa não é a mensagem certa para as crianças, elas precisam saber que todas nossas decisões são de nossa responsabilidade e que tem consequências.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu particularmente gosto de história infantis, li demais, acho sempre fofas e educativas! Nessa do Capacetinho, li uma resenha anterior falando sobre as consequências terem recaído somente sobre o garoto, quando na verdade, ela também sabia, porém não ligou e fez coisa errada, sendo isenta. Achei que nessa parte foi errado, afinal ela era a responsável por pilotar e saber das regras de trânsito. Acho que eve um errinho aí. Quanto a outra, bem fofinha né! A representatividade com a protagonista negra é bem legal, ainda mais sendo um livro para crianças.. Obrigada por compartilhar!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Amei a recomendação e lembrei um pouco da minha infância, quando eu amava ler livros infantis educativos. É preciso alertar nossas crianças hoje em dia sobre os perigos do trânsito, e esse livro parece ensinar de uma forma divertida, desde que seu filho de apenas 5 aninhos gostou e entendeu bem do que se trata hahahaha. Tenho 3 sobrinhos de 6, 7 e 9 anos que adoram ler e com certeza vou falar pra eles sobre esse livrinho.


    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. Olá... Adoro livros infantis pela sua magia e sua essência. Sobre o livro da capacetinho confesso que estou bem em dúvida pois li uma resenha com um spoiler gigante e acreito que o que aconteceu deveria ter consequência para todos. Agora o da baratinha Ameiiiiiiiiii... me lembrei da musiquinha enquanto lia a sua resenha e me deu aquela sensação nostálgica deliciosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Antônia!

    Ahhhh! Resenhas lindas! Parabéns
    São lindos esses livrinhos! Um luxo! =)
    E a Ana Sophia falando no IGTV, hein? Que gracinha! <3

    Muito obrigado pelas resenhas! =)

    Beijos,
    Daniel Moraes
    luraeditorial.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?

    Sobre o livro Capacetinho Vermelho, vi uma outra resenha dele e fiquei bastante incomodada com o fato de o rapaz sem capacete ter sido o único a sofrer as consequências. Pois mesmo que ele tenha insistido, ela deveria ter se recusado. A punição vir só para o rapaz porque a Capacetinho estava "meio certa" passa uma visão bem errada.

    Sobre o segundo livro, que lindo!! E a representatividade com a protagonista negra é muito interessante, ainda mais por ser um livro infantil.
    Com certeza é um livro que eu leria com meus sobrinhos!! Obrigada pela dica!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Que bacana a proposta dos livrinhos! Em especial Capacetinho Vermelho, por conscientizar os pequenininhos sobre o trânsito e seus perigos.
    O da baratinha também parece ser muito divertido, cantei muito a música da baratinha para os meus sobrinhos! Hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, já fiquei curiosíssima para conferir esse livro da Baratinha, o da Capacetinho traz uma temática muito importante ao falar sobre o trânsito. Amei conferi suas opiniões sobre os livros.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Adorei essa nova roupagem que deram ao cântico da dona baratinha! Fiquei super curiosa para conferir! ♥
    Quanto ao Capacetinho vermelho, em uma época em que se vê tanta imprudência no trânsito, a conscientização desde criança se faz super necessária. Adorei o post e as dicas de livros infantis! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esses livros, mas gostei do tema abordado em Capacetinho vermelho, é sempre bom apontar erros e instruir as pessoas a concerta-los, principalmente quando se trata de transito. Quanto ao segundo livro, fiquei apaixonada com a temática abordada, principalmente por saber que se baseou em uma musica, que por sinal eu não conheço,parece ser um livro bastante cativante e divertido...

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem?
    Adorei essa ideia de resenha dupla, então vamos de comentário duplo também rs
    Sobre Capacetinho vermelho, adorei essa ideia de "releitura" de chapeuzinho vermelho para conscientizar as crianças sobre as leis de transito.
    Sobre uma baratinha em apuros: parece ser um livro bem fofinho ideal para o publico infantil... e agora estou tentanto lembrar qual a cantiga rs
    bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Natalia!
    Gostei das resenhas. Já tinha lido uma resenha de Capacetinho Vermelho e uma coisa que aconteceu no livro (e foi contada na resenha) não me agradou 100%, mas acho que só lendo pra ter um veredito definitivo. acho que dos dois livros, eu ia gostar mais do segundo.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha visto algo sobre o capacetinho vermelho e achei interessante a proposta em ensinar leis de transito para as crianças. O outro foi a primeira vez que vi e gostei bastante da indicação para presentear minha sobrinha. valeu pela dica
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu adoro livros infantis, eles são muito fofos de ser ler e eu trabalho com crianças, então é essencial apresentar esse mundo da leitura para eles.

    ResponderExcluir