Efeito Fade

09 julho 2018

Resenha #50 - Terra

Título do Livro: Terra
Autora: Jéssica Ribeiro
Trilogia: Crônicas dos Snay #1
Editora: Coerência
Páginas: 302
Sinopse: 
Jennifer tem quinze anos e enfrenta pesadelos recorrentes, que ela não consegue decifrar. Para piorar, sua vida não é como a de uma adolescente normal - seus pais adotivos não se entendem e seu irmão não interage com a família. Assim, ela busca refúgio, todas as noites, no térreo do prédio. Um dia, após presenciar uma nova discussão dos pais, tentando fugir da sua realidade, Jenni corre para seu porto seguro. Ela apenas não esperava que seria o próximo alvo de alienígenas que assolaram a Cidade do México naquela manhã. A garota terá que lutar por sua sobrevivência e a dos moradores do prédio numa batalha contra indivíduos vestidos com armaduras prateadas. E esse episódio a fará embarcar numa aventura inimaginável transportando-a para um mundo místico, diferente de tudo o que ela conheceu no planeta Terra. Nessa jornada, ela contará com a ajuda de um Guardião. Juntos precisarão fugir da polícia e de agentes alienígenas que pretendem matá-los.
Jennifer é uma menina de 15 anos que reside na cidade de São Paulo, vai a escola, tem amigos, mora em um apartamento com seus pais adotivos e seus dois irmãos. Tudo seria normal, se ela não tivesse insônia por semanas, e quando finalmente dormisse não tivesse os malditos pesadelos com uma menina branca como neve.

As coisas ficam mais complicadas quando em uma das suas observações noturnas do céu, ou melhor dizendo, tentando passar o tempo que não consegue dormir, seres altamente estranhos invadem o prédio onde mora, e ao que tudo indica querem levar ela, na verdade estão mais pra matá-la do que sequestrá-la.

Se já não bastasse, um ser completamente diferente que nem se apresenta direito realmente a sequestra dizendo ser seu guardião. Hannagan, a leva para algum lugar na África, onde ela conhece seus irmãos? Decidida a fugir dessa confusão e de tudo que agora dizem ser verdade, a sua história.

O que você faria se descobrisse que é de uma linhagem real? Linhagem real alienígena? E se o fim do seu mundo só dependesse da sua família, essa que você acabou de conhecer? Eu, fugiria.

Terra é o primeiro livro da trilogia "Crônicas dos Snay", que conta a história de Jennifer e sua família, na tentativa desenfreada de salvar seu planeta natal, Solaris. Uma aventura incrível que te leva a mundos e galáxias diferentes e instiga sua imaginação a ir aos lugares mais longínquos e inimagináveis.

Eu gostei bastante do livro, com uma temática diferente e fugindo completamente aos clichês de livros sobre alienígenas. Trazendo uma cultura diferente e um sistema próprio o livro me conquistou, depois de algumas paginas, me fazendo devorar ele com rapidez.

Com uma escrita fluida e uma narrativa em primeira pessoa, acompanhamos a jornada da mocinha, que pra mim ainda é meio lerda e espero a evolução dela durante o próximo livro. Sai da normalidade encontrada em livros do gênero, instigando assim o leitor a querer entender mais. Traz uma realidade que eu sentia falta nesse estilo, que é a aceitação lenta da nova realidade.

A caracterização dos personagens é incrível, e isso é um dos pontos mais altos do livro. Foi o que me fez me apegar realmente a ele, fora as cenas de ação que são super bem escritas, e foi ai que o livro engatou pra mim.

A Ambientação é na Terra, com uma pontinha em alguns países, e se me lembro bem, uma leve aparição de outro planeta, espero que venham mais planetas no próximo livro, e isso instigue mais a imaginação de quem esta lendo.

Uma coisa que me deixou um pouco confusa é que tem muita informação para poucas páginas e isso passa impressão de muita coisa “enfiada” no mesmo lugar. Mas não atrapalha na leitura, foi uma observação minha, e acredito que a única coisa que me incomodou durante a leitura.

O segundo livro sai agora no mês de julho, e eu já estou super ansiosa para saber o que vai acontecer após o desfecho do ultimo livro. As Ilhas de Thoron vem ai trazendo mais dos Snay e de suas aventuras pelo Universo.

13 comentários :

  1. Oi, tudo bem?

    Fico feliz que tenha gostado do livro. Eu particularmente acho bem interessante livros com esse enredo, mas vários são muito clichês, realmente. Seus comentários sobre a história me deixaram muito empolgada, e com certeza vou querer lê-lo, provável até que eu coloque esse livro na frente de outros na minha lista de desejados.


    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nath!

    Tudo bem? Confesso que nunca ouvi falar desse livro e que ele não despertou meu interesse por motivos de: protagonista adolescente. Não consigo mais sentir empatia pelos dramas desses personagens (acho que tô velha!) e o que acontece então é que fico com certa antipatia dessas atitudes e, consequentemente, dos livros e por isso vou passar a dica.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA NATH

    Eu adorei!Serio! ❤️

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?

    Nossa senhora que capa mais linda! Não conhecia o livro e confesso que nem a autora, achei a sua resenha muito bem escrita e você me deixou curiosa quanto ao enredo da trilogia, mas infelizmente esses livros não fazem muito o meu estilo, por isso, terei que deixar passar sua dica.

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Deu para perceber que você gostou bastante do livro, mas não é uma história que eu tenha a intenção de ler. O gênero ficção científica é um dos poucos aos quais resisto, que evito, sabe? Ele caminha lado a lado com o gênero terror na minha lista de gêneros menos queridos.rs Até leio um ou outro livro desse estilo, mas geralmente não dá lá muito certo. Só quando se trata de viagem no tempo (Outlander).rs

    Mas apesar da história falar de alienígenas, parece ser um pouco diferente. Não que eu seja experiente no assunto (não sou), pois li no máximo dois livros com isso, mas é que achei um tanto diferente dos livros que li e filmes que assisti sobre extraterrestres.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia essa história, mas confesso que essa mistura de elementos dentro da trama não me chamou atenção. Talvez por não curtir nada com alienígenas, sempre fico com a impressão de ser uma narrativa bem lenta e arrastada de se realizar.
    No entanto, gostei de conferir suas impressões.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que não costumo ler histórias de alienígenas e afins, mas eu fiquei animada com a premissa desse livro. Gostei de saber que é uma temática diferente e que foge dos clichês de histórias sobre essas criaturas. Enfim, parece ser um bom livro, vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Eu não conhecia o livro, nem o autor. Eu gosto bastante de histórias que se passam em outros planetas, com aliens e tudo mais e isso é um fator que me chamou atenção na obra, no entanto, o cunho mais juvenil não me apeteceu muito. E essa história de ter muita informação em poucas páginas, é complicado, parece tudo jogado mesmo. Enfim, anotei a dica, quem sabe eu não leio em um futuro!

    beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Oii!!

    Tudo bom??

    Não posso dizer que esse estilo literário foge do padrão, mas não é algo usual que me remeta a leitura. Contudo, gostei dos pontos ressaltados por você, tais como: cultura diferente, escrita fluída e na primeira pessoa. Talvez, no futuro eu leia, mas no momento não me senti cativada. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que interessante isso de a personagem descobrir que é de uma linhagem real alienígena! Faz tempo que não leio nada que envolva extraterrestres, pela sua resenha eu acho que vou gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  11. Oi Natália,
    Eu já conhecia esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha sobre ele até agora. Fiquei contente por ter lido a sua e por você ter sido sincera. O fato de a protagonista ser meio lerda me deixou bem com o pé atrás para ler o livro, mas acho que a trama parece valer a pena e que esse primeiro livro seja apenas a introdução da história.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não conhecia o livor e achei a capa muito caprichada. O enredo me deu curiosidade, mas fiquei apreensiva com o fato de você falou que é muita infirmação e talvez isso me deixe confusa. Mas ainda assim quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia a autora, nem tinha visto nada sobre essa série por aí. Deu pra sentir o quanto o enredo lhe conquistou, mas confesso que não me despertou muito, sabe? ...

    Beijo.

    ResponderExcluir