Efeito Fade

25 abril 2016

Resenha #11 - Cidade dos Ossos

Título do Livro: Cidade dos Ossos (City Of Bones)
Autora: Cassandra Clare
Série: Os Instrumentos Mortais #1
Editora: Galera Record
Páginas: 459
Sinopse:
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandido armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já está mais envolvida na história do que gostaria.

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros!!!
Como vocês estão em??

Faz um tempinho que não posto resenha para vocês, mas tenho certeza que vocês irão compreender com o motivo de ter que estudar para concurso e me dividir entre aqui e o blog Malucas Por Romances, além de está participando das Nerdpíadas desse ano. Porém, voltando ao foco do nosso post vamos falar da resenha que vim trazer para vocês hoje ;)

Cidade dos Ossos (City Of Bones) é o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, escrito pela autora Cassandra Clare e lançado aqui no Brasil pela Editora Galera Record. O livro já rendeu um filme de mesmo nome baseado na história e atualmente está sendo adaptado para a série de TV chamada Shadowhunters.

O livro nos traz a história de Clarissa Fray, mas conhecida pelo seu apelido de Clary. Uma adolescente de 15 anos, que mora no Brooklyn com sua mãe Jocelyn, uma pequena artista que desenha imagens aleatórias em seu caderno como se ele fosse um diário, que tem um amigo totalmente nerd chamado Simon e que tem uma vida consideravelmente normal.

Porém, numa noite em que resolve ir a uma boate chamada Pandemônio com seu amigo Simon, Clary acaba se deparando com um assassinato que não tem nenhuma explicação, afinal a "pessoa" que foi morta não era na verdade uma pessoa e as pessoas que há teriam assassinado não podem ser vista por ninguém a não ser ela.

Bem, é assim que inicia-se o livro Cidade dos Ossos e é assim que você começa a conhecer o universo criado por Cassandra Clare e é assim que você acaba conhecendo os então intitulados: Caçadores de Sombras.

"[...]- Somos chamados de Caçadores de Sombras. Pelo menos é assim que nos autointitulamos. Os do mundo de baixo têm nomes menos apresentáveis para nós."


No começo quando Clary se depara com Os Caçadores de Sombras e percebe que ninguém pode vê-los, ela pensa que está maluca e que imaginou tudo. No outro dia enquanto está em casa e sua mãe chega com um amigo da família e lhe conta que elas vão passar um tempo longe da cidade, Clary acaba por ficar um tanto irritada e acaba brigando com a mãe pois ela não entende o motivo de sair assim de uma hora para outra. Afinal, a única coisa que ela fez na noite anterior foi chegar em casa tarde e ver pessoas que ninguém ver. Será que isso é motivo suficiente para um castigo que tenha que retirá-la da cidade?? Porém, quando Jace um dos caçadores acaba por ir atrás dela e acaba lhe explicando sobre o Mundo das Sombras, Clary acaba descobrindo que nem tudo que ela pensava que era fantasia na verdade é e que o mundo que ela achava conhecer não é metade do que realmente ele é.

"- Ver através do feitiço é fácil. As pessoas é que são difíceis."

Porém, enquanto Clary está conversando com Jace e ele tenta explicar mais ou menos o que seria o Mundo das Sombras, o que ele é e o que faz... ela acaba por receber uma ligação da mãe que pede para que ela não volte para casa mais e que procure Simon e tente contatar Luke, pois ele saberá o que fazer já que uma pessoa havia lhe encontrado.

"- Apenas prometa que você não vai voltar para casa. Vá para casa de Simon, e telefone para Luke: diga que ele me encontrou..."

Porém, Clary faz totalmente o oposto do que sua mãe lhe disse e acaba abandonando Jace sozinho e voltando para casa. Quando realmente chega em casa, tudo está revirado e enquanto ela vai se encaminhando para o quarto onde sua mãe deveria está acaba se deparando com uma criatura longa e escamada, uma Ravener. A criatura tenta matar Clary e ela se espanta quando ela consegue ouvir a criatura falar, mas com muita sorte ela acaba enfiando dentro da boca do bicho um objeto da qual pegou de Jace enquanto tentava novamente falar com sua mãe e a criatura acaba por morrer, mas não antes de a ferir e deixá-la com veneno de demônio correndo pelo seu corpo.

Clary acaba por ser salva por Jace e quando acorda ela está num lugar chamado de Instituto, onde ela se depara com os outros dois caçadores que estavam com Jace na noite em que assassinaram uma "pessoa", esses caçadores são os irmãos Lightwood: Isabelle e Alec. Além disso, nesse lugar ela acaba por conhecer Hodge um Caçador de Sombras que foi amaldiçoado por fazer parte de um ciclo que ameaçou acabar com o Mundo das Sombras e era comandado por Valentim, esse seria o líder do ciclo e que esperava limpar o mundo humano e dos caçadores, das criaturas do submundo.

"[...] Esse era Valentim. Incandescente, um visionário, um homem de grande charme e convicção. E um assassino."

Clary acaba por descobri tudo sobre o Mundo das Sombras, acaba por saber que existe: vampiros, lobisomens, fadas, demônios e até mesmo Nephilins, que são os caçadores. E acaba por descobrir que sua mãe que acabou sendo sequestrada por Valentim fazia parte desse mundo, era uma Caçadora de Sombras e que escondeu isso tudo dela. Ou seja, tudo que ela acreditava ou conhecia era praticamente tudo mentira :O

"Ela não sabia mais ao certo o quão bem conhecia Jocelyn. Sua mãe se tornara uma estranha para ela, uma mentirosa, guardiã de segredos."

E é a parti desses acontecimentos que começa a se desenrolar a história do livro Cidade dos Ossos. Porém, se vocês acham que isso que encontra-se na resenha é muita informação logo de cara pra vocês!!! Posso dizer, que isso não é nem metade do que realmente o livro traz. Porém, eu tenho a impressão que a autora quis fazer isso de jogar muita informação logo no primeiro livro, para gente se sentir tão confusa quanto sua personagem e realmente é essa sensação que você tem enquanto está lendo o livro: de profunda confusão, de muita informação, tem momentos que você se sente perdido e não sabe o que faz e acho que por isso eu acabei por demorar a terminar de ler.

O livro se passa totalmente na cabeça da Clary e isso me incomodou bastante, porque ela é uma personagem um tanto irritante e tem momentos que você acaba querendo ter uma espada serafim e tacar nela. Mas apesar de eu não gostar da personagem, o mundo que ela vai descobrindo acaba por lhe chamar atenção e você acaba que querendo descobrir com ela. Além disso, foi bastante interessante conhecer os outros personagens que vão aparecendo na história.

Eu gostei de conhecer dois personagens particularmente, que foi o Simon. Que é o amigo mundano (é como os caçadores chamam os humanos) nerd da Clary, que convive com ela há anos, que está do lado dela a toda hora e que você se toca logo nos primeiros capítulos que ele sente algo por ela e ela é tão cega que não ver que isso tá estampado na cara dele.

"- Você é tão idiota, Clary. Você é tão idiota, será que não consegue enxergar nada?"

E claro, eu amei conhecer o Jace. Que apesar de ser um personagem tipo bad boy e que tem um ego alto demais, você acaba por se apaixonar por ele junto com a Clary e você vai se encantando com ele pouco a pouco. Além disso, ele é um Caçador de Sombras que se preocupa com seus amigos, ele trata a Isabelle e o Alec como irmãos, ele é um personagem tipo justiceiro e que não tá muito aí para as regras, ele é aquele personagem que morreria para poder salvar você se precisasse da ajuda dele. Além disso, ele é muito lindo <3

"Ele parecia um anjo louro de um quadro de Rembrandt, exceto por aquela boca diabólica."

O livro é cheio de surpresas e de apresenta um mundo totalmente diferente do que você está acostumado a conhecer. Um mundo repleto de inúmeras criaturas que você ficaria se perguntando se realmente isso pode acontecer com você??

O romance que ocorre dentro do livro é super rápido, quando você ver já está acontecendo. Tem cenas que eu poderia dizer que são clichês, porque tinha momentos que para mim não era necessário ter ali mas tem umas que você fica suspirando junto.

"Eles estavam próximos o suficiente para se beijar. Mesmo assim, ele a segurou com firmeza como se quisesse certificar que ela fosse real. - Clary - ele chamou - O que está acontecendo comigo?"

Cidade dos Ossos é aquele livro que quem for ler tem que está preparado para a jorrada de informações que será jogada pra cima de você. Além disso, é aquele livro que só quem gosta de fantasia e realmente quer conhecer o mundo que a Cassandra Clare criou que deve realmente arriscar.


25 comentários :

  1. Ahh, sou suspeita para falar mas amo esse livro, essa série, a autora e tudo que ela escreve. Acho que o universo dos instrumentos mortais é fantástico demais encomo sou fã do gênero, me apaixonei a primeira vez que li. O livro é mesmo cheio de surpresas, assim como os outros da série. Vale muito a pena conferir.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fe!!!
      Eu conheci o livro na época em que o filme foi lançado e acabei que li a primeira vez e fiquei pensando quanta informação, dessa vez resolvi reler para trazer para o blog e mesmo assim ainda pra mim continuei com a ideia de muita informação.
      Eu gostei muito da ideia sugerida pela Cassandra e por isso mesmo tendo lido já o primeiro e o segundo vou relê-lo e conhecer o resto da série para dar meu parecer final rsrsrs

      Excluir
  2. Olá!
    Também sou suspeita para falar, amo OIM <3 e olha que nem sou muito chegada no gênero. Adoro o jeito que a Cassandra escreve e posso te dizer: O terceiro volume (Cidade de Vidro) é o meu favorito até agora!
    Adorei a resenha! <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitora Cretina!!!
      Mulher o livro é bom, ainda não é tipo o melhor pra mim porque acho a Clary irritante demais. Mas já li o segundo e gostei dele a primeira vez que li, vou reler e dar meu parecer.
      Quanto ao terceiro espero gostar quando lê-lo :)

      Excluir
  3. Eu só li os dois primeiros livros da série e gostei bastante. Agora, venhamos e covenhamos que as adaptações que esse livro sofreu foram péssimas hahahaha! Adorei a resenha, e que pena que você não tenha gostado tanto.
    Beijos,
    Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu!!!
      Eu gostei do filme a primeira vez que vi, mas acho que foi porque eu não conhecia bem a série. Mas como eu resolvi ler os livros muito tempo depois e agora estou relendo vou assisti o filme novamente e acho que agora vou ter outra impressão, então me preparando psicologicamente O.O
      Mas eu gostei da série, pois eu já sabia que ela só se baseava e não seria tão fiel aos livros :3
      E não é que eu não tenha gostado do livro, eu gostei masa Clary é irritante e isso me incomodou.
      Obrigada pelo comentário e até uma próxima o/

      Excluir
  4. Eu adoro essa série! Amei a sua resenha tão completa e perfeita...Parabéns. ...Preciso reler essa obra urgentemente. ...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!!!
      Eu estou relendo os primeiros livros e vou ler os últimos para terminar a série. É muito bom reler os livros que gostamos e mesmo quando eles nos incomodam no início bate aquela certa saudade :3

      Excluir
  5. Oi,
    Sou muito suspeita para falar dessa série, sou muito fã da Cassandra Clare!!! :D
    É quase impossível não cair de amores pelo Jace, né??
    Super concordo com você, para ler esse livro/série é necessário esta preparado para a chuva de informações!! Rsrsrs
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iris!!!
      Mulher quem me disser que não é apaixonado pelo Jace taco algo na cabeça da pessoa, porque o homem é um bad boy maravilhoso :3
      Obrigada pelo comentário e até uma próxima o/

      Excluir
  6. Oi, Isa.
    Quando esse livro foi lançado, eu tinha muita vontade de conhecê-lo, uma vez que gosto muito de fantasia. Mas com o tem, quando ele foi ficando bem popular, fui perdendo a vontade. Hoje, não não tenho vontade de ler o livro, mas não descarto a possibilidade de comprar futuramente, pois quero muito conhecer a escrita da Cassandra.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio!!!
      Bem, na época que o livro virou modinha eu dispensei ele por um bom tempo. Só depois que passou a febre é que resolvi arriscar. A Cassandra criou um mundo muito interessante e que vale a pena ser conhecido, tente um dia lê-lo :)
      Obrigada pelo comentário e até uma próxima o/

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Infelizmente não conseguir gostar do livro. Tentei ler, mas abandonei. Mas vi a série, não achei das melhores. Mas a premissa é boa, os atores que não me cativaram. Gostei muito da resenha, pois mostrou bem a proposta da trama.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu acho as capas dessa série lindas, mas não tenho muita curiosidade para ler. Gosto de ver a coragem que vocês, que curtem a escrita da autora, encaram seus livros, mas eu não tenho muito interesse infelizmente. Apesar de ter mostrado o que acontecerá... eu não sou o tipo de leitora para qual a autora escreve.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa!!!
      Realmente as capas da série são belíssimas e eu encarei a Cassandra após passar muito tempo de história sobre o livro, então eu encarei com a cabeça mais aberta.
      Uma pena não ser o tipo de livro que você curte, mas entendo totalmente o que você quer dizer :)

      Excluir
  9. Oi!
    Eu sempre pego esse livro na livraria e acabo deixando de lado. Acho que essa vibe de fantasia já passou pra mim, leio só os que eu realmente tenho interesse. Eu assisti ao filme e a série do Netflix e achei a história "É... dá pra se divertir". Eu sei que tem um fandom gigante e não deixo de indicar, sempre vão ter pessoas que gostam das coisas mais que eu hahaha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ola Lindona como amo fantasia adivinha sou apaixonada por essa série a cada resenha que vejo dos livros minha vontade é de sair correndo e reler todos, adoro o universo criado por Cassandra que com maestria conseguiu em 6 livros não desprender a atenção do leitor sempre sedento por mais, Uma de minhas séries favoritas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livros Encantos!!!
      A Cassandra conseguiu trazer um mundo completamente diferente do conhecido, o livro é bom realmente fiquei fascinada. Porém, tive aquilo do que gostei e não mas ainda quero ler o resto da série e realmente tirar o resto das conclusões :)
      Obrigada pelo comentário e até uma próxima o/

      lereliterario.blogspot.com

      Excluir
  11. Oi,
    Eu ainda não li essa série. Falam tão bem que preciso conhecer, pois amo livros nesse gênero e sei que vou me aventurar nesse universo.
    Sua resenha ficou ótima
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Esse livro nunca me chamou muita atenção.. mas confesso, sua resenha tá muito boa.
    parabens.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oiee

    Sabe que troquei os livros dessa série essa semana. Na época que estava falando muito, eu comprei mas acabou que não li e acabei perdendo o interesse.
    Mas com certeza para quem gosta do gênero é um prato cheio!
    Parabéns pela resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá. Gostei bastante da leitura de toda a série "Os instrumentos Mortais". Tia Cass escreve muito bem, sua escrita é bem envolvente. No momento estou lendo "Dama da meia-noite", uma outra série que tem relação com os Caçadores de sombras. É o começo está sendo muito bom. Espero gostar dessa, assim como gosto de os "Os instrumentos Mortais".

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo!!!
      Me falam muito bem sobre as séries da autora, mas gosto de esperar passar a fase de muita modinha para poder ler. Pois se não vou com muita expectativa no livro e se acabar não gostando tanto acabo por desistir de ler o resto :(
      Obrigada pelo comentário e até uma próxima o/

      Excluir
  15. Oie Antônia, tudo bom?

    eu não li ainda esse série, quando deu o boom da autora, eu esperei para ler, porque todo mundo achava que era a melhor coisa do mundo. Eu tenho problema, que sempre pega um livro que todo mundo fala ser o best, e eu não curto tanto. Então esperei baixar um pouco os ânimos, até tinha esquecido dessa série, vou passar para frente da lista e tentar ler. Obregada

    ResponderExcluir
  16. Sou super Team Jace, então por mais falhas, clichês e algumas enrolaçoes eu ainda amo o livro - e claro, a Tia Cassandra por ter criado esse mundo incrível.
    Demorei para iniciar o livro, mas li ele super rápido e foi a maior agonia ter que ficar esperando os próximos serem lançados....rs
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir